Infraestrutura

 

Laboratório de Experimentação Animal

Está Localizado no décimo primeiro andar da Faculdade de Odontologia da UFBA. Dispõe de salas para realização de cirurgias sob anestesia geral para roedores, sala de manutenção para roedores, sala para manipulação de amostras, vestiário, estar médico e almoxarifado. Adicionalmente dispomos de acessos aos Biotérios da IES, os quais dispõem de biotérios de criação e de manutenção de animais e de infra-estrutura para manipulação clínica e cirúrgica de animais experimentais de pequeno porte. 01 Aspirador de Saliva, 01 Balança Eletrônica, 01 Aparelho Purificador de Água, 60 Caixas para Contenção de Animais, 02 Temporizador Digital,  01 Maquina de Tosar,  01 Contensor para Coelhos, 01 Autoclave,  01 Destilador de água, 01 Botijão Nitrogênio Líquido, 01 Carro para lixo, 01 Carro de transporte, 01 Microisolador para roedores, mobiliário diverso, PC , impressora, vidrarias diversas, instrumentais Cirúrgicos diversos. Rede wireless.

Laboratório de Patologia Cirúrgica

Está localizado no nono andar da Faculdade de Odontologia da UFBA. Dispõe de  Chapa Aquecedora, Banho Histológico – Marca Lupe, Micrótomo – Marca Lupe – Série 2728,  Estufa – Marca Lupe – Série 2724, Estufa – Marca Ética, Destilador, Balança , Agitador – Fisoton.  Recentemente, foi adiquirido um auto-técnico da Leica e antes um micrótomo Leica e um central de inclusão Lupe.

Laboratório de Imuno-histoquímica

Está localizado no nono andar da Faculdade de Odontologia da UFBA. Dispõe de  Sala com espaço físico de 35m2 climatizada. Tem instalado e em funcionamento um freezer -10c, um freezer -80c Termoforma, um aparelho de água milique, duas estufas, geladeira, balança de precisão, microondas, steamer, pHmetro, bancada de apoio com castel, um jogo de micropipetas Gibson,dois armários em madeira com porta em vidro para guardar vidrarias e materiais de consumo. Para apoio do serviço conta ainda com uma mesa redonda e quatro cadeiras, um computador HP e uma impressora jato de tinta HP PSC 1610.Contamos ainda com reagentes, kits e anticorpos diversos obtidos através dos projetos de pesquisa suportados financeiramente pela FAPESB e CNPQ. Para análise e registro de dados contamos com dois microscópios Zeiss Lab A1 equipados com a Axiocam ERc5s.

Laboratório de Cultura de Células e Biologia Celular

O Programa recebeu recursos de diversos projetos de financiamento (CNPQ, FAPESB) na ordem de R$1000000,00 (Hum milhão de reais) e está montando a estrutura adequada para um Laboratório de Cultura de Células.

Laboratório de Radiologia

Situado no nono andar da Faculdade de Odontologia da UFBA, Dispõe de Tomógrafo Cone Beam Digital, computador com tela apropriada para leitura de imagens e sala de diagnóstico contendo negatoscópios.

Laboratório de Patologia Molecular ( em fase de aquisição de preparação)

Situado no nono andar da Faculdade de Odontologia. Foram adquiridos:

01 7500Fast Real-time PCR System Computador Tower. Applied Biosystems + 01 Termociclador Pro FLEx

01 Estação asséptica de trabalho para PCR, DNA workstation. Alimentação 110 V (LWS - 01 - Loccus Biotecnologia)

01 Tanque de Nitrogênio Líquido Thermolyne locator jr cryobiological storage system. Thermo Fisher Scientific + 01 Container

01 Nanodrop®1000 (Thermo Scientific)

Espaços didáticos:

O Programa dispõe de sala de aula própria e exclusiva da Pós-Graduação, com 50m2 adequada climatização e iluminação, lousa branca e recursos audiovisuais com mesa de apoio para o docente e trinta cadeiras acolchoadas. Para eventos maiores de até 150 pessoas o Programa usa os dois anfiteatros da Unidade, dotados de cadeiras apropriadas, recursos sonoros e de multimídia, tratamento acústico, de climatização e iluminação. Esses dois anfiteatros são de uso compartilhado com a graduação.

Secretaria e Sala de estudos

O programa dispõe de Secretaria própria com funcionária exclusiva e sala mobiliada com materiais e equipamentos de escritório, sistema de arquivo bibliográfico e de documentos. Dois computadores e impressoras: Um de uso exclusivo da secretaria, outro de apoio para os Pós-Graduandos. Existe uma sala anexa a secretaria com cinco computadores em rede que funciona como laboratório de informática para Pós-graduandos e alunos de Iniciação Científica.

Recursos de Informática

O Programa disponibiliza aos discentes acesso diário a Internet aos alunos (acesso  24hs à Internet) através do Laboratório de Informática. Estes acessos podem ser feito intra ou extra-campus (através de acesso remoto). O ambiente da Pós Graduação no nono andar permite acesso a Internet por cabo ou wireless. Os alunos têm acesso a 10 computadores e 04 impressoras, e scanner. Dispõe ainda de um notebook que é utilizado em atividades de campo e em sala de aula.

Adicionalmente, os alunos podem acessar a Internet e utilizar outros recursos de informática através do sistema de bibliotecas da UFBA. A Secretaria do programa dispõe de computador e impressora jato de tinta franqueado aos alunos de PG. Foi aprovado no edital de Infraestrutura da FAPESB 2012 a reforma do Laboratório de Informática da Pós-Graduação, mas os recursos financeiros ainda estão sendo aguardados.

Bibliotecas

As bibliotecas da UFBA relacionadas á Pós-graduação são as bibliotecas dos grupos de pesquisa, a Biblioteca Universitária de Saúde, além da Biblioteca Central da UFBA. Estas se encontram interligadas com acesso a partir das salas de pesquisadores, sala de discentes da pós-graduação e do Laboratório de Informática.

A biblioteca da FOUFBA conforme avisado em relatórios anteriores foi transferida em 2012 para um novo prédio que abriga todas as bibliotecas dos cursos da área de Saúde integradamente, a Biblioteca Universitária de Saúde, propiciando melhor e maior estrutura para os alunos. Salienta-se que este prédio situa-se a aproximadamente 100 metros da sede do Programa, o que é uma vantagem adicional, visto que o campi da UFBA é fragmentado em várias localizações geográficas. A biblioteca opera automatizada, com acesso dos alunos ao acervo e com o horário das 08 as 18hs.

O acervo referente a Faculdade de Odontologia compreende os seguintes itens:

  1. Livros, teses, folhetos, etc.: 1.169 títulos na base de dados e cerca de 3901 exemplares tombados;
  2. Periódicos: quantidade estimada de 304 títulos e cerca de 8.550 fascículos.

O acervo é bastante significativo na área de Odontologia. Os alunos de Pós-Graduação contam também com 10 computadores na FOUFBA (independentes dos que eles podem acessar nos laboratórios) para suas pesquisas, de onde podem acessar o sítio de periódicos da CAPES e os demais sistemas eletrônicos de pesquisa bibliográfica disponíveis na UFBA (Portal de Informação da UFBA - PROSSIGA, Web-of-Science, Scielo, COMUT, Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas, Banco de Teses, Derwent Innovations - para patentes, entre outros). Sem contar que praticamente todos as alunos dispõem de tablets e notebooks próprios e a IES disponibiliza cadastro e senha gratuitos para acesso aos portais.

A biblioteca oferece:

  1. Empréstimo domiciliar;
  2. Consulta local para a comunidade interna e externa à UFBA;
  3. COMUT - Programa de Comutação Bibliográfica. Este programa localiza e obtém cópias de artigos de periódicos ou outros documentos em âmbito nacional e internacional. O COMUT representa uma importante alternativa nas atividades de pesquisa bibliográfica, sobretudo na obtenção de referências não disponíveis nas bases de dados usuais.

Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), é um dos maiores do mundo e o único oferecido pelo governo para pesquisas em pós-graduação. Está disponível para mais de um milhão de estudantes em universidades e institutos de pesquisa com programas de pós-graduação recomendados pelo MEC. Criado em 2000, o registra milhares acessos diários. Conta com mais de nove mil títulos de fontes nacionais e internacionais de nível acadêmico e possui acesso ao banco de patentes registradas no país. Os periódicos, disponibilizados em tempo real pelo Portal CAPES, representam a quase totalidade de títulos indispensáveis para a pesquisa bibliográfica de trabalhos com comprovada aplicação em processos produtivos, oferecendo um manancial significativo de pesquisa nos mais diversos ramos da tecnologia.

O Sistema de Bibliotecas da UFBA, através da Biblioteca Central, disponibiliza também o banco de dados ProQuest5000 cujo acesso é realizado pelo Portal de Periódicos da CAPES. Esta base de dados compreende uma coleção de periódicos com textos completos, com ênfase nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia, disponibilizada junto com a base ABI Inform Global. Estão disponíveis também tabelas de conteúdo e resumos de outras publicações não assinadas pela CAPES. Nestes casos, os textos completos dos artigos poderão ser obtidos on line, mediante pagamento ao editor, ou através de programas de comutação bibliográfica, como o COMUT, que localiza documentos no Brasil e no exterior e fornece as cópias solicitadas.

 A UFBA também dispõe da Base de dados Scifinder Scholar, desenvolvida pelo CAS (Chemical Abstracts Service), que contém atualmente mais de 23 milhões de documentos, indexados a partir de 8.000 periódicos de todo o mundo, e cobrindo informação a partir de 1907 até o presente. As fontes incluem: revistas, patentes, palestras, teses, relatórios técnicos, etc. As patentes englobam mais de 3 milhões de documentos originados em 43 países. A base de dados cobre áreas tais como: Engenharias e Química aplicada, Química Geral, Física, Biologia, Ciências Médicas, Polímeros, Ciências dos Materiais, Ciências Geológicas, Alimentos, Agricultura.

O SciFinder Scholar disponibiliza os seguintes recursos:

  1. Pesquisa por: assuntos, palavras-chave, nome de autor, número de identificação de documentos e nome de companhias/organizações;
  2. Recursos para ordenação e refinamento de buscas;
  3. Pesquisa por citações;
  4. Acesso ao texto completo de documentos;
  5. Ligações (links) com dados de registros, fontes comerciais e listas de inventários das substâncias;
  6. Acesso ao resumo de mais de 1800 periódicos;
  7. Possibilidade de desenhar estrutura estereoquímica.

O Portal de Domínio Público, inaugurado em novembro de 2004, registra cerca de três milhões de acessos por mês. A página conta com mais de cinco mil obras literárias, músicas, fotografias, vídeos e quadros de autores nacionais e internacionais. O usuário tem a opção de fazer cópia dos textos e imprimi-los. Órgãos públicos e bibliotecas podem fornecer conteúdo, sobretudo de obras de domínio público cujos autores morreram há mais de 70 anos. Escritores contemporâneos também podem autorizar a publicação de suas obras. O cadastramento é feito no portal Domínio Público.

Clínicas e Serviços de Apoio para Pesquisa:

SECRETARIA: O espaço é constituído de 2 cadeiras – Kehl, 1 telefone – Siemens 8005, 2 Computador – Toshiba, 1 monitor – AOC 4vn, 1 monitor – NEC LCD 1565, 1 impressora – HP 840c, 1 videofone – Kocom, 1 roteador – Linksys, 1 telefone c/ ramal – Intelbras TI 630, 1 equalizador – SR, 1 sistema de som Philips, 5 armários embutidos  , 2 bancadas de madeira, 1 FAX – ELGIN Fx3150, 1 ar condicionado central.

COORDENAÇÃO: 1 mesa de vidro, 2 armários embutidos, 1 telefone – Siemens 8005, 3 cadeiras – Kehl, 1 ar condicionado central.

SALA DOS PROFESSORES DE PG: 1 mesa de madeira, 7 cadeiras – Kehl, 24 armários embutidos, 1 ar condicionado central.

RECEPÇÃO: 1 armário embutido, 1 bancada de madeira, 1 computador – STI Toshiba, 1 Monitor – Lince, 1 cadeira – Kehl, 1 telefone – Siemens 8005, 1 ar condicionado central. CPD: 4 armários embutidos, 1 sistema de alarme – Eletronic Line, 1 tv - Panasonic  Panablack, 1 video cassete – Panasonic NV SJ435, 1 impressora HP – P2015dn, 1 impressora HP – P1510dn, 1 HD externo – LACIE, 1 servidor – Goldship, 2 rotadores – IBM Ethernet 8224, 2 computadores compostos por 2 CPU STI (Intel Core 2 Duo, Windows 7), 2 monitor STI Semp Toshiba tela plana 19, teclados da STI e multimídias Clone, Coleção com 70 crânios humanos, 1 ar condicionado central.

ARQUIVO: 2 armários, 2 estantes, 1 impressora – HP 1320, 1 scanner HP GRLYB-0209,  2 computadores compostos por 2 CPU STI (Intel Core 2 Duo, Windows 7), 2 monitor STI Semp Toshiba tela plana 19, teclados da STI e multimídias Clone.

ESTERELIZAÇÃO: 3 armários embutidos, 1 geladeira –R250 Electrolux, 1 autoclave – Cristofoli Vitale 21, 1 autoclave – Dabi Atlanti Bios, 1 Plastificadora – Plastvac, 1 ar condicionado – Totaline. Rede Wireless.    

Serviço de Radiologia: Nos fornece apoio na realização de exames imaginológicos intra e extra-orais convencionais e digitais. Compõe-se de 03 aparelhos de Raio X Panorâmico  Rotograph Plus Diagnostic Source Assembly Model: MR05Type: 84086511 CEI- Bologna Italy, 03 aparelhos de Raio X Periapical Dabi Atlante Modelo: Spectro 70X e 01 Processadora automática

Centro Cirúrgico: Contendo duas salas de cirurgias equipadas para procedimentos ambulatoriais sob anestesia local. Dispõe também de estar médico e duas salas de apoio para atendimento a pacientes.

Clínicas e ambulatórios da Graduação: Os alunos do Mestrado e Doutorado realizam estágios junto às clínicas da Graduação onde atendem pacientes com a finalidade de desenvolver pesquisas clínicas e casos clínicos.

Ambulatório de Estomatologia: Ambulatório climatizado que dispõe de 20 equipos odontológicos completos GNATUS e um espaço separado para procedimentos cirúrgicos de maior complexidade.