Resultado da Avaliacao Quadrienal da CAPES

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) teve início em 1992, no nível de mestrado, na área de Odontologia e com área de concentração em Clínica Odontológica. Em 2000, a Faculdade de Odontologia da UFBA (FOUFBA), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), iniciou um novo programa em nível de doutorado, denominado Programa Integrado de Pós-graduação em Odontologia UFPB-UFBA. Esta decisão ocorreu porque nesta época ambas as instituições não possuíam docentes com perfil requerido em quantidade suficiente. Esse programa de doutorado possuía duas áreas de concentração (Laser em Odontologia sob responsabilidade pedagógica da UFBA, e Estomatologia sob responsabilidade da UFPB) e funcionou concomitantemente ao Programa de Mestrado em Odontologia da UFBA. No triênio 2007-2009, o programa de Mestrado em Odontologia da FOUFBA obteve conceito 4 da CAPES. Teve início, então, um processo de reformulação do programa. Considerando que os docentes da área de Diagnóstico Bucal possuíam maior acesso a fontes de financiamento, com produções científicas de maior impacto científico, maturidade nas linhas de pesquisa e maior experiência, a área de concentração em Clínica Odontológica foi extinta e substituída pela área de Concentração em Diagnóstico Bucal. Assim, foi criado em 2012 e está vigente até o presente momento, o Programa de Pós-graduação em Odontologia e Saúde (PPGOS), nos níveis de mestrado e doutorado. Desde então, o Programa apresentava conceito 4 na avaliação da CAPES. O resultado da última avaliação do programa pela CAPES, publicado em 2022, revelou uma melhora do programa. Agora com nota 5, o PPGOS é considerado Muito Bom. O programa possui uma área de concentração em Diagnóstico Bucal e duas linhas de pesquisa: alterações patológicas das vias aéro-digestivas-superiores e reparo em odontologia. A estrutura curricular foi remodelada a partir de 2021 e novos laboratórios, Cultura de Células e Biologia Molecular, estão disponíveis. Além dos Laboratorios de Patologia Cirúrgico Oral e Maxilofacial e Imunoistóquímica, que foram reformados. O corpo docente também foi remodelado em 2022, sendo composto de 15 docentes permanentes e 2 colaboradores. Atualmente, há 69 alunos de mestrado (32) e doutorado matriculados (43), sendo 37 bolsistas da CAPES, FAPESP ou CNPQ.