Informações aos Estudantes

Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE)

 

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) foi criada em 2006, a fim de concentrar esforços e otimizar os recursos destinados a garantir a permanência de estudantes de graduação em situação de risco social e realizar o enfrentamento à perpetuação das desigualdades sociais e à discriminação de grupos historicamente excluídos dos espaços legitimados de poder, a saber: mulheres, negros(as), indígenas, comunidade LGBT, pessoas com necessidades especiais, ciganos(as), dentre outros grupos.

Desta sorte, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) adotada pelo MEC, a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA, como passou a ser denominada em 2009, tem fundamentalmente duas importantes missões:

a) assegurar a permanência bem sucedida de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por entender que estes(as) têm maior probabilidade de adiar ou mesmo interromper sua trajetória acadêmica devido a condições adversas que interferem concretamente na sua presença no contexto universitário;

b) contribuir, através de ações afirmativas concretas, para a construção de uma universidade mais democrática em que as diferenças individuais e socioculturais não resultem em desigualdade de oportunidades.

Por meio dela, serão desenvolvidas ações relativas à moradia estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação (PNAES, Decreto nº 7.234/2010).

O Cadastro Geral na PROAE consiste na comprovação de vulnerabilidade socioeconômica por discentes da UFBA junto a Coordenação de Programas de Assistência ao Estudante - CPAE/PROAE/UFBA, sendo requisito para acessar benefícios concedidos por esta Pró-Reitoria e demais órgãos da estrutura da UFBA, destinados exclusivamente a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. A inscrição para o cadastro geral é de fluxo contínuo e pode ser feita a qualquer tempo.

Mais informações: www.proae.ufba.br

 

 

 

Residência Universitária

 

Como ação de assistência estudantil, a Residência Universitária da UFBA é gestada pela Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil – Proae/UFBA, por meio da prestação do serviço, através do gerenciamento dos espaços onde são assegurados, além da habitação, áreas comuns para estudos e convivência, o contínuo provimento de mobiliário, equipamentos e utensílios de uso coletivo, fornecimento de água, gás, refeições, energia elétrica, internet, limpeza, manutenção dos bens coletivos e segurança.

Mais informações: www.proae.ufba.br/pt-br/servico-residencia

 

 

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG) desenvolve diversas atividades visando a promoção da pesquisa, do ensino de pós-graduação e da iniciação científica na graduação na Universidade Federal da Bahia. Neste sentido, a PRPPG ao longo dos anos tem desenvolvido parcerias com diversas agencias de fomento, como a FAPESB, CAPES, FINEP e CNPq. Diversos projetos têm sido desenvolvidos ou apoiados pela PRPPG resultando em recursos para a melhoria da estrutura de pesquisa, a formação de novos pesquisadores e a fixação de recursos humanos de alta qualificação para a própria UFBA e para outras instituições do estado. 

A PROPG frequentemente disponibiliza diversos editais que visam incentivar os estudantes de pós-graduação strictu sensu a continuar sua formação acadêmica. Dentre os editais, destacam-se os de publicação científica, bolsas especiais de mestrado/doutorado e estágio pós-doutoral.

Mais informações: www.propg.ufba.br

 

Auxílio financeiro ao estudante

A concessão de Auxílio Financeiro a Estudante, matriculado em um dos programas de pós-graduação stricto sensu beneficiários do Programa de Apoio à Pós-Graduação – PROAP, em viagens nacionais e internacionais para participação em atividades acadêmicas ou científicas está regulamentada pelas Portarias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES nº 156 de 28 de novembro de 2014 e nº 132 de 18 de agosto de 2016.

Mais informações: www.fomentopropg.ufba.br/auxilio-financeiro-estudante

 

Programa de Proficiência em Língua Estrangeira – PROFICI

O PROFICI (Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA) é um programa institucional, implementado no segundo semestre de 2012, que oferece cursos de idiomas (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português como língua estrangeira) gratuitos a alunos com matrícula regular em nível de graduação e pós-graduação bem como a funcionários e docentes da UFBA. O programa teve como objetivo propulsor sedimentar bases para o processo de internacionalização da universidade com vistas a ampliar as possibilidades de intercâmbio de saberes com instituições de variados países e viabilizar o aprendizado de língua estrangeira a alunos interessados em estudar no exterior e a vinda de alunos estrangeiros para estudos na UFBA.

Mais informações: www.profici.ufba.br

 

Português, Brasil