Autoavaliação

O processo de autoavaliação do programa é feito pelo colegiado do PPGOS e envolve:

  1. Acompanhamento dos discentes, através de relatórios anuais da produtividade;
  2. Acompanhamento da produção docente através da avaliação da adesão dos projetos de pesquisa à área e linhas de pesquisa, bem como acompanhamento do qualis e fator de impacto das publicações e o levantamento do Fator h (Google Scholar e Scopus) de cada docente anualmente;
  3. Em fevereiro de 2020, foi realizada autoavaliação com a participação de docentes, discentes e egressos através de formulários eletrônicos;
  4. Apreciação cuidadosa dos pareceres da CAPES.

Resultados da autoavaliação de 2020

A seguir, estão compilados os resultados da autoavaliação, de acordo com os quesitos da nova ficha de avaliação da CAPES, com as respectivas ações planejadas ou já realizadas para superação dos pontos fracos. Vale salientar que o programa está atento para que as ações que garantem os pontos fortes sejam mantidas.

Em relação ao diagnóstico dos itens do Quesito 1 da nova ficha de avaliação, PROGRAMA, 4 dimensões foram avaliadas. Na dimensão “Articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura”, os seguintes pontos fortes foram diagnosticados:

  • Histórico de avaliações favoráveis pela CAPES
  • Boa articulação e aderência (100%) entre estrutura curricular, projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão e produção científica com a área de concentração e linhas de pesquisa;
  • A adequação dos componentes curriculares do curso (quantidade, conteúdo e duração e adequação aos objetivos da formação pretendida) aos objetivos da formação pretendida foi um quesito avaliado como satisfatório por mais que 67% dos discentes, egressos e docentes durante a autoavaliação;
  • Captação de recursos para muitos projetos.

Dentre os pontos fracos desta dimensão estão:

  • Deficiências no preenchimento da plataforma sucupira apontados pela CAPES no relatório de meio-termo, como inserção de subprojetos ao invés de projetos “guarda-chuva” e necessidades de melhor descrição de alguns itens (Ação: o preenchimento foi cuidadosamente revisado e corrigido);
  • Necessidade de adequação do projeto pedagógico a fim de atualizar o perfil de formação do discente ao PDI da UFBA e às demandas do mercado de trabalho, bem como ao próprio programa na área de concentração de Diagnóstico Bucal, após a exclusão da área de concentração de Laser em Odontologia, e também permitir mais flexibilidade curricular (Solucionado com a implantação do projeto revisado até 2022);
  • A infraestrutura. Esse ponto obteve uma avaliação insatisfatória pela CAPES e por cerca de 59% dos discentes ativos, 60% dos egressos e 93% dos docentes (A reforma foi retomada em 2021, com a finalização da parte elétrica e compra dos móveis. Planeja-se iniciar a operacionalização dos laboratórios em 2022);
  • Falta de apoio da direção da Faculdade de Odontologia para melhoria e manutenção do programa, principalmente em relação a melhoria dos espaços físicos e a contratação em concursos de docentes com perfil para a pós-graduação (Haverá eleição para diretor em 2021, o que pode melhorar esse quesito, dependendo do candidato eleito. Um dos candidatos é docente colaborador do programa).

Em relação a dimensão, Perfil do corpo docente, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa, os seguintes pontos fortes foram observados:

  • O corpo docente guarda coerência com as linhas, com os projetos desenvolvidos e com a produção deles decorrentes;
  • A qualidade e envolvimento do corpo docente atendem aos requisitos numéricos de dedicação. A distribuição das atividades é equilibrada, entre os professores permanentes, sendo que 85% dos docentes manifestou-se satisfeitos com este quesito na autoavaliação;
  • Corpo docente estável ao longo do tempo;
  • O requisito de menos de 30% de docentes colaboradores é atendido;
  • Dissertações e teses defendidas orientadas por professores permanentes (96%) e colaboradores (4%);
  • Capacidade de captação de recursos (erroneamente, muitos auxílios financeiros não estavam vinculados aos projetos nos relatórios prévios. Porém, neste relatório isso foi corrigido);
  • Quesitos competência técnica, didática, orientação e suporte pelos docentes aos discentes ao longo do curso foi avaliado como satisfatório por mais de 85% dos discentes e egressos no processo de autoavaliação.

Em relação ao perfil do corpo docente, os pontos de fragilidade foram:

  • Uma docente permanente produziu muito abaixo da média, foram apenas 5 artigos completos no quadriênio, sendo líder em um único, além de não ter nenhum fomento a pesquisa (Caso a docente não mostre produtividade adequada no próximo quadriênio ou de acordo com o processo de credenciamento/recredenciamento a ser instituído em 2021, será descredenciada)
  • Aumento da proporção de docentes colaboradores, que a partir de 2021 é de 37% (No processo de credenciamento/recredenciamento essa proporcionalidade será ajustada).

Relacionado à dimensão, PE do Programa, dois pontos fortes foram observados:

  • No Programa há docentes com competência técnica, conhecimento e experiência para a elaboração do planejamento estratégico;
  • As ações de planejamento estratégico, a fim de atender às necessidades locais, regionais, nacionais e internacionais foram articuladas com o PDI institucional.
  • As fragilidades em relação ao PE, se relacionam às incertezas da pandemia do COVID-19 que podem inviabilizar muitas ações.

Na dimensão de processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção intelectual, os seguintes pontos fortes foram detectados:

  •  Instrumentos de autoavaliação foram elaborados e aplicados em 2020 com a participação de 63% dos egressos, 52% de discentes e 93% de docentes e o seu resultado já foi considerado na elaboração deste PE;
  •  O nível de desenvolvimento de aprendizagens e competências para a pesquisa e docência foi considerado satisfatório por cerca de 79% dos alunos;
  •  73% dos discentes estão satisfeitos com a participação em eventos científicos; 67% satisfeitos com publicação de artigos científicos; 75% estão satisfeitos com os estímulos à internacionalização;
  •  Os processos de orientação, suporte, incentivo para publicação, competências técnicas e didáticas dos docentes do curso foram avaliados como satisfatórios por 67% de discentes e egressos;
  •  90% dos estudantes relataram ter realizado alguma publicação (resumo de trabalhos em anais, trabalho completo em anais, artigos completos em periódicos, capítulo de livro) durante o curso;

Dentre os pontos negativos:

  • Processo de autoavaliação regular e sistemático obtido a partir da autoavaliação dos docentes, discentes, e egressos é incipiente e abrangeu poucos egressos e discentes (Nas próximas avaliações o questionário será enviado para todos os discentes e egressos, e os discentes deverão responder ao questionário antes das defesas dos trabalhos de conclusão);
  • Algumas perguntas e respostas da autoavaliação foram mal formuladas, por exemplo, em relação à efetividade da capacitação. O objetivo do programa é formar na área de Diagnóstico Bucal, mas a pergunta foi feita em relação a área de atuação do egresso e muitos egressos atuam em áreas diversas como cirurgia, endodontia, prótese e ortodontia. Isso resultou numa satisfação de 34%, 37% e 37% dos egressos em relação a capacitação para docência, pesquisa e profissional, respectivamente (Os questionamentos do questionários serão reformulados para a próxima autoavaliação);
  • Em relação a publicação do trabalho de conclusão, 67% dos egressos reporta ter publicado (65% relata ter publicado em periódico nacional; 80% reporta publicação em periódico internacional) (Essa taxa é menor quando o período estipulado pela CAPES é considerado. Porém, a partir de 2021, os alunos estão orientados de que a manutenção da bolsa depende de produção científica qualificada);
  • O processo de seleção dos discentes é insatisfatório para 30% dos docentes. Relacionado a isso, observou-se que apenas 42% dos discentes se dedica exclusivamente ao programa, o que pode também explicar o resultado de produção bibliográfica insatisfatória dos discentes, de acordo com a avaliação docente (As comissões de seleção dos discentes serão orientadas sobre a preferência de aprovação de alunos que possam se dedicar exclusivamente ao programa e uma carta de recomendação de um docente permanente do programa será também considerada no processo seletivo);
  • Cerca de 40% dos discentes e egressos reportam não estar satisfeitos com as oportunidades de estágio no exterior (Embora isso ocorra devido a falta de interesse dos discentes em concretizar as oportunidades oferecidas, discentes e docentes estão sendo estimulados quanto a essas oportunidades, disciplinas serão oferecidas em inglês e espanhol, e no processo seletivo que ocorreu em fevereiro de 2021, a prova de inglês foi aplicada por equipe da Faculdade de Letras, especializada em testes de proficiência;
  • Em relação às oportunidades de estágio no Brasil, cerca de 64% dos discentes e 50% dos egressos reportam não estarem satisfeitos (Docentes e discentes serão orientados quanto a importância desses estágios e o programa trabalhará no sentido de viabilizar as oportunidades).

Em relação ao quesito II da ficha de avaliação, Formação, na dimensão “Qualidade e adequação das teses, dissertações ou equivalente em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa”, três pontos fortes podem ser citados:

  • Há um nível satisfatório quanto à pertinência das teses e dissertações às linhas de pesquisa e área de concentração do Programa;
  • Existe o cumprimento do tempo médio de titulação.
  • A fragilidade nesta dimensão relaciona-se ao fato de que 38% dos trabalhos de conclusão do período de 2016-2020 não terem gerado produtos finais na forma de publicação (A manutenção das bolsas foi vinculada à produção científica dos alunos, o que pode impactar positivamente na publicação dos trabalhos de conclusão).

Em relação à dimensão “Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos”, os seguintes pontos fortes foram detectados:

  • Aumento da taxa de publicação dos trabalhos defendidos: 55% (42 de 77 trabalhos defendidos foram publicados (61% foi publicado em periódicos nos estratos A4 ou superior)
  • Aumento da participação de discentes/egressos na produção total do programa de 27,7% para 39% (82 artigos de 213)

Em relação a fragilidades, observou-se:

  • 61% dos artigos com participação de discente/egresso concentrou-se nos estratos A4 ou superior (30% sendo A1 e A2) e 5,6% no estrato B1 (Com a melhoria na infraestrutura a qualidade dos trabalhos pode melhorar. Também foi incluída no projeto pedagógico revisado, a oportunidade de “eliminação” de disciplinas optativas para cada artigo publicado de produção científica qualis A, com limite de duas disciplinas).
  • Na dimensão “Destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida”, os pontos fortes identificados foram:
  • 73,6% dos egressos estão atuando como docentes em IES públicas (22,9%) e privadas (50,8%)
  • 64% dos egressos orienta/orientou alunos da graduação e 32% alunos de pós-graduação lato sensu
  • 36% dos egressos trabalham como funcionários públicos em serviços de saúde,

Em relação às fragilidades:

  • Processo incipiente de acompanhamento dos egressos, iniciado formalmente em 2020, e a inclusão apenas dos alunos que ingressaram no programa após 2012, o que limita as conclusões obtidas (Na autoavaliação de 2021, todos os egressos serão incluídos).
  • De acordo com parecer da CAPES e também a autoavaliação, há necessidade de melhoria na formação dos discentes. Trinta e oito por cento reporta estar satisfeitos com a capacitação que o programa promoveu em relação a área que ele atua como docente e como pesquisador. Entretanto, vale ressaltar que, conforme já mencionado, o questionário não foi bem elaborado na questão de satisfação com capacitação. As perguntas remeteram a satisfação em relação a área que o egresso atua, e muitos deles não atuam na área de diagnóstico bucal (Os questionários serão reformulados para a próxima avaliação e o novo projeto pedagógico será implantado até 2022);
  • somente 40% dos egressos participa de grupo de pesquisa e 9% orienta/orientou aluno de pós-graduação stricto sensu após a conclusão do programa (Os docentes permanentes estão sendo orientados sobre a importância de manutenção da participação dos egressos nos grupos de pesquisa e o novo projeto de pesquisa pode também melhorar a formação do discente e sua inclusão e atuação no mercado de trabalho).

Quanto ao eixo de qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa, os seguintes pontos fortes foram diagnosticados:

  •  foram produzidos 59 trabalhos de conclusão de mestrado e doutorado, 213 artigos completos (75% publicados em periódicos indexados no WoS e Scopus); 1 livro (mais um livro foi produzido no quadriênio, porém foi publicado em janeiro de 2021) e 21 capítulos de livros;
  • 86% dos docentes publicaram pelo menos onze artigos no quadriênio;
  • 80% dos docentes permanentes apresenta índice H ≥ 19 (Google Scholar) e ≥ 13 (Scopus);
  • Produção foi contextualizada com as demandas locais e temporais, com projetos envolvendo populações indígenas, Zika vírus, obesos, portadores de doenças cardiovasculares, crianças em creches, usuários de drogas, coletores de lixo, pacientes do SUS, COVID-19, negros e afrodescendentes, entre outros;
  • 37 projetos foram fomentados por recursos, na maioria, públicos;
  • parcerias nacionais e internacionais que também têm favorecido a qualidade das pesquisas e produção intelectual e fortalecem o comprometimento do programa com o crescimento da pós-graduação e mobilidade dos estudantes.

Como pontos negativos, aponta-se:

  • publicação de ¼ dos artigos completos em periódico não indexados ao Scopus/WoS.

Na dimensão, Qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa, os seguintes pontos fortes foram distinguidos:

  • distribuição dos encargos docentes – ensino, pesquisa e orientação –se manteve em patamar satisfatório, já que todos os docentes oferecem componentes curriculares ao menos em um semestre/ano; todos orientam e todos possuem projetos de pesquisa; os docentes têm promovido diversas atividades que permitem a integração dos discentes da pós-graduação com a graduação; a maioria dos docentes tem envolvimento em gestão dentro da IES
  • A autoavaliação dos egressos apontou que 98% dos egressos consideraram como satisfatório o suporte oferecido pelos orientadores para elaboração de seus trabalhos de conclusão e a formação, dedicação e experiência do corpo docente para manutenção e qualidade das atividades do curso.

O diagnóstico relativo aos itens do Quesito 3, IMPACTOS NA SOCIEDADE, na dimensão “Impacto e caráter inovador da produção intelectual”, mostrou os seguintes pontos fortes:

  •  publicação de ¾ da produção em veículos de boa qualidade aponta o caráter inovador e impacto positivo da produção;
  •  novos projetos com foco na geração de produto e tecnologia em desenvolvimento;
  •  projetos de pesquisa delineados de acordo com as demandas locais e nacionais;
  •  mecanismos de transferências de resultados para a sociedade;
  •  diversas atividades de extensão que atendem diretamente às demandas da sociedade em relação a Diagnóstico Bucal e tratamento odontológico.

Como pontos fracos:

  • produtos inovadores ainda estão em fase incipiente (Docentes estão sendo conscientizados da importância deste tipo de produção e alguns já estão trabalhando nesta frente, uma disciplina sobre inovação foi incluída no projeto pedagógico revisado);
  • Existe distanciamento entre a indústria e o programa, em termos de desenvolvimento de projetos de pesquisa e financiamento privado para as pesquisas (Docentes têm sido alertados sobre a importância de uma aproximação com a indústria e algumas parcerias já estão sendo estabelecidas).

Na dimensão “Impacto econômico, social e cultural do programa”, os seguintes pontos fortes foram destacados:

  • notável quantidade de financiamento para pesquisas e bolsas para graduandos e pós-graduandos orientados por docentes do programa;
  • muitas temáticas de investigação e de extensão têm forte relação com questões culturais e sociais significativas localmente e para o país, inclusive contribuem com a melhoria da saúde de grupos específicos na região (usuários de crack, portadores de câncer, AIDS, doença falciforme, hanseníase, portadores de microcefalia em decorrência do Zika vírus, comunidades indígenas e afrodescendentes, dentre outros);
  • o programa possui programa de extensão para capacitação de profissionais no manejo de pacientes oncológicos e doença falciforme
  • Serviços de Anatomia Patológica, de diagnóstico clínico e imaginológico, consolidados como Centro de Excelência no apoio ao Diagnóstico Bucal no estado da Bahia;
  • boa inserção regional, com alunos provenientes de outros estados e com inserção dos egressos no mercado de trabalho, principalmente da região;
  • parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia permite transferência de resultados de impacto social e comunicação direta com a gestão em saúde do estado, dentistas e usuários do serviço, bem como o desenvolvimento de projetos de pesquisa pelo programa sob demanda dos serviços públicos de saúde;
  • transferência de resultados via canal do youtube;
  • participação intensa de docentes e discentes como apresentadores de trabalhos e palestrantes em eventos regionais, nacionais e internacionais, inclusive com muitas premiações.

Como fragilidade pode-se destacar:

  • transferência de conhecimento para sociedade precisa ser expandida (O PPGOS tem trabalhado em parceria com a SESAB e órgãos municipais na transferência de conhecimento, bem como tem utilizado as mídias sociais para divulgação do conhecimento);
  • no relatório prévio da CAPES foi levantada a falta de visibilidade de ações específicas do programa que contribuem para o desenvolvimento local, regional e nacional e que geram impacto para as políticas de saúde (No último quadriênio, muitas ações foram desenvolvidas junto a Secretaria de Saúde da Bahia e outras instituições, docentes têm participado do programa nacional de saúde bucal, de atividades de extensão e pesquisas desenvolvidas no Pelourinho e comunidades indígenas. Além disso, o programa criou perfil online no Instagram e canal no youtube onde tem feito divulgação de informações de interesse social);

Na dimensão Internacionalização e visibilidade do programa, os pontos fortes observados foram:

  • CAPES/PRINT da UFBA garantiu acesso a recursos para apoiar várias iniciativas de intercâmbio de estudantes e docentes;
  • os docentes têm exercido atividades no exterior o que tem resultado em publicações com autores internacionais (estágio pós-doutoral, exercício de professor visitante, visitas técnicas à IES e eventos científicos);
  • as cooperações internacionais fortalecem o comprometimento do programa com o crescimento da pós-graduação;
  • docentes e discentes têm sido constantemente estimulados a participarem de atividades extracurriculares, como a participação em eventos científicos internacionais, estímulo avaliado como satisfatório por 76% dos discentes;
  • o programa tem uma excelente integração com a graduação, através das pesquisas que incluem a participação de alunos de iniciação científica, atividades do clube do Jornal e eventos integrados da Pós-graduação com a graduação, o que também aumenta a visibilidade interna do programa;
  • a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFBA possui, desde 2010, um programa de apoio à correção em língua estrangeira e tradução de manuscritos;
  • visibilidade do programa foi avaliada com satisfatória por 76% dos discentes mas somente por 38% dos docentes;
  • o site do programa está disponível em português e inglês; perfil do programa no Instagram no qual são divulgadas atividades e informações do programa;
  • canal do youtube com transmissão ao vivo de atividades e vídeos que ficam disponíveis permanentemente;
  • foi melhorado o relato sobre a visibilidade do programa neste relatório.

Como fragilidades, duas foram detectadas:

  • De acordo com a CAPES, existe falta de formalização das parcerias, o que se acredita que esteja formalizado através das tratativas entre as partes que permitem o desenvolvimento de projetos, intercâmbios dos pesquisadores e resultou em pelo menos 11 publicações com a participação dos parceiros internacionais.
  • 40% dos egressos relataram estar insatisfeitos em relação às oportunidades de experiências no exterior (O programa tem oferecido duas disciplinas em inglês, a partir de 2021, vai oferecer em espanhol e também tem divulgado as oportunidades aos alunos e docentes através de email. Além disso, em 2021 está programada uma aula no clube do jornal para divulgação de oportunidades e caminhos).
Português, Brasil