Objetivos

O objetivo geral do Programa de Pós- Graduação em Odontologia e Saúde é formar e capacitar docentes e pesquisadores através de vivência intensa e integral em docência e pesquisa em Odontologia, principalmente voltada às áreas que permeiam o Diagnóstico Bucal, mais especificamente a Patologia Bucal, a Estomatologia e a Radiologia Odontológica. O Programa é voltado para cirurgiões-dentistas que deverão aprender a aliar o bom uso de conhecimentos já consolidados, a uma escolha criteriosa de novos procedimentos que estarão sempre surgindo, decorrentes das pesquisas em desenvolvimento nos centros de excelência em todo o mundo.
 
Para alcançar os seus objetivos, os discentes recebem treinamento didático intensivo, participam diretamente das atividades regulares da Graduação, seja através do auxílio aos professores permanentes do Programa em suas aulas teóricas, seja nas atividades ambulatoriais, ou ainda nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso oferecidas na Graduação. Ressalta-se que as atividades exercidas pelos discentes de Pós-graduação são todas elas supervisionadas pelos docentes permanentes. Os alunos elaboram material didático, casos clínicos, painéis, ministram aulas na graduação, elaboram questões referentes às suas aulas nas avaliações e as corrigem.
 
Além dessas atividades, todos os Mestrandos e Doutorandos recebem treinamento para executar procedimentos na área da estomatologia, como biópsias incisionais e excisionais, na área da radiologia pelo manejo técnico de novos exames e estudo dos casos de arquivo obtidos pelo Tomógrafo cone beam digital da Faculdade e participam da rotina dos laboratórios de anatomia patológica e de imuno-histoquímica, recebendo treinamento para realizar histomorfometria e tratamento estatístico de dados científicos. Consideramos esse treinamento técnico-científico muito importante, mas ele ocorre em sistema de rodízio dos discentes pelas clínicas e laboratórios, (previstos nas Atividades Obrigatórias do Programa) para não desviá-los das atividades diretamente ligadas à produção científica. Por outro lado, salienta-se que a maior parte das disciplinas de PG é ministrada sob a forma de aulas teóricas, seminários e apresentações críticas de artigos científicos, o que prepara os estudantes não somente para as apresentações em Congressos Científicos, exigidas pelo Programa, mas principalmente para a sua futura vida acadêmica.